Member-only story
Magra com pernas grossas? Investigue
Após passar mais de 15 anos tentando entender porque minhas pernas não emagreciam com dieta e exercícios, um diagnóstico médico revelou a causa

Acho que tinha uns 14 anos quando comecei a comparar meu corpo com o de outras mulheres. Com quase 1,70m e 58kg, meu corpo era parecido com o da maioria das meninas consideradas magras, mas só da cintura pra cima. Minhas pernas, porém, pareciam que pertenciam à outra pessoa — alguém com o dobro do meu peso.
Nunca encanei muito, mas tentei um pouco de tudo para emagrecer. Visitei inúmeros médicos, que só sabiam me falar para fazer mais exercícios, e um até me diagnosticou erroneamente com varizes(!). Cheguei a passar 2 horas na academia quase todo dia e a comer só 200 calorias. Fiquei pesando 49kg, mas o meu corpo não mudou muito, fora os ossos mais aparentes nos braços e ombros. As pernas continuavam iguais.
Minha vida continuou. Eu entrei na faculdade, comecei a trabalhar, e fui ganhando peso como qualquer outra pessoa à medida em que ia virando adulta. Hoje, aos 29 anos, peso cerca de 65kg. Meu IMC é 22.5 — considerado normal. Para atingir um IMC de alguém acima do peso, precisaria engordar uns 7kg. E para ser obesa, precisaria engordar ao menos 21kg. E, no entanto… essas são minhas pernas:

Como alguém que passou a vida inteira as escondendo (sem nem usar saias e vestidos), acredite, é difícil postar isso na internet. Mas não quero que outras pessoas passem pelo que eu passei, se culpando durante anos e procurando soluções que não vão mudar nada.
Há cerca de 1 mês, fui diagnosticada com uma doença chamada lipedema (ou lipoedema), também conhecida como síndrome gordurosa dolorosa. A dor foi, na verdade, o sintoma que me fez procurar ajuda. Estou há pelo menos 6 meses com dores em diferentes pontos na perna, entre tornozelos, canelas, joelhos e coxas. E nada faz a dor passar (já tentei antiinflamatórios, gelo, fita kinesiológica, sulfato de magnésio, gel com CBD, e por aí vai).